Postagens populares

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

RESGATE DA VIDA ESTUDANTIL


     A vida estudantil é um período do ser humano no qual ele tem a chance de aprender valores que o ajudarão na construção do seu caráter pessoal. É no ambiente escolar que passamos grande parte da nossa vida, e é durante esse processo que fazemos amigos, os quais marcam a nossa história, adquirimos aprendizagem, nos deparamos com dificuldades, conhecemos professores que serão sempre lembrados, recebemos informações sobre várias matérias, umas que nos identificamos bastante e outras que não nos agrada. Vivemos também situações inesquecíveis, e quando estamos no colegial desejamos exercer muitas profissões, mas na realidade devemos optar por uma, e essa escolhida é a que irá futuramente nos beneficiar, se for uma escolha sensata, ou irá nos prejudicar, se não nos dedicarmos com sabedoria a ela.
     Na vida estudantil de Juliana ela passou por esses momentos, começou a estudar com três anos no Colégio Adventista de Imperatriz-(CADI) onde aprendeu valores que fizeram à diferença na forma como obteve conhecimento. Durante a sua Educação Infantil, se divertiu com as crianças aprendendo cantigas infantis, brincando brincadeiras de roda, sorriu com cada conquista ao realizar as atividades pedagógicas, sonhou inúmeros sonhos de criança, e teve o privilégio de ser alfabetizada por sua mãe. Ao passar por essa fase, descobriu que algumas das coisas mais importantes para o desenvolvimento e felicidade de uma criança são: superar seus limites, respeitar ao próximo, conviver com as diferenças sem nenhum ressentimento, pois a criança possui dentro de si uma pureza, e essa pureza se torna o segredo para uma infância saudável e feliz.
     Foi no Ensino Fundamental que encontrou certas dificuldades em relação à compreensão da disciplina de Matemática, como não tinha habilidade em cálculos, considerava essa a pior matéria. Como a maioria dos pré-adolescentes ela teve muitos questionamentos, começou a ver que as pessoas, às vezes agem de formas diferentes em determinadas situações. Por esse motivo, se fazia perguntas: “ o que devo falar?”, “como me comportar?”, então, viu o quanto é difícil conviver com criticas, mas também reconheceu que nem sempre só os elogios são construtivos.
     Ao chegar no Ensino Médio conheceu professores que a encantou, devido a dedicação, criatividade, força de vontade desses educadores em transmitir sabedoria e conhecimento. A partir dessas atitudes, ela sentiu que eles tinham um compromisso com o futuro dela, pois eles acreditavam que ela seria capaz de alcançar os seus objetivos. Eles não serão esquecidos, porque ficaram gravados na sua memória como exemplo de perseverança e amor pela educação. Literatura, Língua Portuguesa, História eram matérias que a fascinavam, tinha facilidade em compreendê-las e tirava ótimas notas, sendo reconhecida na turma pelo seu desempenho.
     Por gostar de poesias, escrevia textos construindo seus próprios pensamentos. A professora de Literatura ao perceber seu interesse pelo universo das palavras, dava dicas para ela de como usar as frases de grandes pensadores da história em suas produções textuais. Momentos inesquecíveis ela viveu na companhia de seus inseparáveis amigos, participando de peças teatrais, passeios escolares, apresentações musicais no Teatro Ferreira Gullar em um Sarau realizado pelo CADI, e uma viagem da turma do terceiro ano do Ensino Médio para a região sudeste que foi fantástica. No estado de São Paulo, teve a oportunidade de conhecer o segundo maior parque de diversões do Brasil o Hopi Hari. Amizades que serão guardadas no coração como lembranças essências, pois marcaram a vida dessa garota, momentos felizes que estão eternizados  foram vividos na longa trajetória da sua vida escolar.
   Por pertencer a uma família de professores, Juliana admira essa área profissional, ela gostaria de ser Psicóloga ou de cursar História, e tinha esses cursos como suas opções já no término do Ensino Médio, mas optou por Pedagogia pelo simples fato de acreditar que pode contribuir para que a educação ainda seja reconhecida como a chave para o sucesso, torce para que a educação brasileira alcance níveis de qualidade e compromisso ao educar, proporcionando assim, satisfação e alegria para a criança e o adulto de amanhã, pois “o futuro está sempre começando agora”. Mark Strand


 Disciplina: PRÁTICA NA DIMENSÃO POLÍTICO-SOCIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário